quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

John Lennon & Yoko Ono

Na vida se surpreender com alguma coisa ou com principalmente alguém é normal. Com os vinis é a mesma coisa, conforme vou os conhecendo, vou me surpreendendo.  O vinil que iremos escutar hoje é o Double Fantasy, do lendário ex Beatle John Lennon com sua "mãe" como ele costumava dizer, Yoko Ono.

Para entendermos o contexto  desse álbum  temos que saber de sua essência. O álbum "Double Fantasy" teve seu nome  tirado de um lírio gêmeo espetacular que Lennon viu em uma exposição de flores nas Bermudas.

Bermudas?  Ué, Triangulo das Bermudas? Sim! John Lennon um homem extraordinário que foi, esteve lá.

Lennon vivia numa fase pouco produtiva de sua vida. Um momento do seu melhor estilo pai de família, todos os dias, após seu café da manhã, ele devorava livros a finco e ficava com seu filho Sean, que nascera em 75. 

Passados cinco anos já do seu retiro espiritual no ano de 1980, John, que se sentia distante da sua musa inspiradora Yoko, não conseguia produzir nada e sentia morto no sentido criativo. Nesse período Yoko o evitava cada vez mais.

Em contra partida, para curar seu vício em heroína, mas sem deixar John perceber, Yoko instruiu que, ele passasse 10 dias na sua propriedade em Long Island, afirmando que era para o ex Beatle aprimorar ainda mais o seu desenvolvimento espiritual.  Foi lá que Lennon, tomado pelo voto de silencio que Ono, o mandou  fazer, enquanto estava lá, foi tomado pelo seus antigos sonhos românticos e  resolveu navegar pelo oceano como  seu pai e seu avô fizeram.

Yoko, mesmo sabendo que ele não possuía nenhuma experiência no mar,  ao contrário do que John  achava, não só o apoiou a idéia, como também permitiu que ele decidisse tudo sozinho. O motivo real para Lennon  fazer essa loucura de viajar pro mar mais misterioso do mundo, era que ele precisava desesperadamente de uma carga de aventura mortal que ou seria o fim ou constituiria um verdadeiro renascimento. Na sua despedida ele disse, "Vejo vocês no paraíso!". 

Passados  oito dias sem sinal do Megan Jaye, que era o nome do veleiro de Lennon, Yoko que estava em casa no famoso edifício Dakota, recebou uma ligação do marido, que disse estar  ancorado nas Bermudas e passava bem. 

Pronto John estava renascido! "Eu estava em sintonia com o cosmo, e todas essas músicas surgiram!" Disse ele a Yoko.  
O fruto dessa  história, foi o álbum Double Fantasy, cujo inicio quando John ainda era vivo teve algumas críticas não muito boas, mas que com sua morte ao 40 anos dia 08 de Dezembro de 1980, o LP  subiu rapidamente nas paradas chegando ao primeiro lugar e ganhou o Grammy de Melhor Álbum do Ano. Em 1989, o álbum ficou em #29 na lista da revista Rolling Stone dos 100 melhores álbuns da década de 1980. 

Hoje não colocarei curiosidades, porém a história sobre esse álbum já é uma curiosidade. Músicas como “I’m Losing You”, mostravam como o astro se sentia no momento com sua esposa.

 "Communication's lost. Can't even get you on the telephone. I feel you slipping away",  "You didn't have to tell a white lie. You knew you scored me for life [...] Ain't no doubt about it. I'm losing you."

 Tradução: Perdemos contato./ Nem consigo te fazer atender o telefone. / Sinto como se  você estivesse escapando [...] Você não precisava me contar essa mentira inofensiva. / Você sabia que tinha me ganhado para sempre [...] Não há dúvida. Estou te perdendo.

Mas em "Starting Over", um marido pateticamente esperançoso cantava:

"Our love is still special. Let's take a chance and fly away sowewhere alone [...] When I see you, darling, it's like we both are falling in love again. It'll be just like starting over".

Tradução: Nosso amor ainda é especial. / Vamos aproveitar a chance e voar sozinhos para algum lugar [...] Quando te vejo querida, / é como se estivéssemos nos apaixonando de novo. / Será como começar de novo.

Para finalizar esse texto, tenho só que contar como foi curiosa a escolha desse vinil para escrever hoje. Por acaso é um vinil que só escutei uma vez, e que não pensava em escrever tão cedo. Por acaso ele me veio à cabeça e ontem eu o peguei para escutar. Pois bem quando deu 23h45min de ontem dia 07/12/10 eu comecei a escrever. Deixei para postar só hoje, quando descobri que  fazem 30 anos da morte de John Lennon.
Olha sei que a vida é feita de coincidências, mas assim como Lennon eu ñ acredito no acaso, tudo está ligado de alguma maneira e eu já possuo meu elo com o rock.






2 comentários:

  1. Como em toda historia do rock, sempre houve uma mulher para acabar com ideais e delirios de seu marido rockstar, vimos isso com a Cortney love quando enlouqueceu o Kurt Cobain e ele acabou brigando com toda a banda e depois o mundo, e também esse classico exemplo que é do john L, cuja a Yoko Ono era feia demais, não sei oque rolava na verdade, creio que isso era um jogo de marketing de sua gravadora, pensa bem!, o johm smepre gostou de chocar seu público,anos 60, o mundo em guerra e manisfestações, de um lado o power-flowers e de outro a polemica guerra do vietña, nada mais chocando do que um porta voz de um geração da paz, se juntar com uma mulher de decedencia asiatica ou até vietnamita, isso é um impacto tenso, é a mesma coisa de dizer que ambos lados podem viver juntos e felizes, acho que ele queria além de um puta gol pepublicitario, creio que acima de tudo ele queria em suas visões mostrar que todas as pessoas podem conviver uma com as outras,depedente de cor,raça ou grau social e juntas !
    Creio que mesmo assim, poucas pessoas aceitaram tal fato, o proprio Paul M. fazia inferno e criticas a Yoko e sempre a xingava ou usava de palavras agressivas, não é a toa que o John deixou a banda e foi para a carreira solo!
    ass>WiLL

    ResponderExcluir
  2. Fico impressionada o quanto o rock e você estão cada vez mais interligados.Essa vontade de escrever sobre esse disco logo nesse dia é mais uma prova disso.Mais do que um sinal disso,foi um presente e a indicação que você está no caminho certo.Esse ano foi certamente definitivo para você ver isso, com a guitarra que veio para você,a vitrola com altos discos de clássicos do rock,shows....e agora isso.Tenho certeza que você nasceu com uma"rock star",e por isso acredito e te apoio sempre nos seus sonhos,sei que você vai alcança-los.Diferentemente de atitudes egoístas como as de Yoko e Cortney,quero que você brilhe sempre no seu blog, e na sua vida de rock star. ^^ Que os discos e esse blog te surpreendam e te tragam muitas supresas ainda.Estou aqui babys,toçendo para seu sucesso SEMPRE!Ah ainda n escutei esse disco...fiquei curiosa einh!682 visitas!YEAH!

    ResponderExcluir