quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Black Sabbath

Já está na hora de dormir, mas a minha fissura em pensar no rock, falar do rock viver no rock é tão grande que não consigo descansar sabendo que já tem alguns dias, que não posto no blog.
Esse ano tem sido um ano divertido e muito instrutivo musicalmente. Ter mais ou menos 90 discos, para uma coleção que se iniciou não tem nem três meses, é surreal e incentivador.

O vinil que irei falar nada mais nada menos, que o primeiro LP do Black Sabbath do meu querido  amigo Ozzy Osbourne. Esse vinil para mim é especial, pois foi um presente de uma querida amiga  da faculdade.

Era numa tarde daquelas quentes da primavera em Niterói, nós estamos no bar atoa esperando o tempo passar para irmos para aula. Papo vai papo vem, eu resolvi mostrar os vinis que tinha comprado  no mesmo dia. Ao ver os LPs ela comentou, que sua mãe tinha vários discos velhos e que não tinham mais utilidade. Na hora pensei e falei brincado, "ahh então me dá eles ué". Foi a partir dessa frase que descobri um pequeno tesouro guardado numa caixa velha  na casa dela.

No dia seguinte eu estava  lá com meu olhar de criança e cara de bobo babando e recebendo  com orgulho o presente que ela me dera.  Resolvi falar desse vinil pois ele é mais que clássico,  ele  é um marco na história do rock. Ele foi como posso dizer o divisor de águas do rock com a chegada do Black Sabbath introduzindo o Heavy Metal num mundo onde só os clássicos com letras de paz e amor viviam. O Black Sabbath, falava não só de coisas bonitas e simpáticas. Na época o álbum foi considerado “dark” demais!



Algumas curiosidades tem que ser lembradas, como o fato de o LP ter sido gravado em um dia, além de suas algumas músicas como “N.I.B”, são escritos a partir do ponto de vista de Lúcifer. Ao contrário do que muitos pensam o nomea da musica não são as iniciais para “Nativituy  in Black”
.
Letras de duas outras canções do álbum foram escritas sobre histórias sobrenaturais-temático. "Behind the Wall of Sleep" é uma referência à história de HP Lovecraft curto Além da parede do sono, enquanto que "The Wizard" foi inspirado na personagem de Gandalf de O Senhor dos Anéis ", música na qual o vocalista Ozzy faz bonito com uma gaitinha harmonica. 

O vinil foi lançado na sexta-feira 13 de fevereiro de 1970 pela Vertigo Records, Black Sabbath chegou ao número oito no UK Album Chart. É deixa um legado absurdo para identidade criada no rock.

Esse é vale apena escutar!